sexta-feira, 7 de novembro de 2008

DE PESSOA A BESTA.

As vezes fico peripatético com aquilo que ouço e vejo, e o pior é quando as pessoas que falam ou agem tem alguma cultura, ou dizem ter, eu um simples analfabeto, que andei dez anos na primeira classe, e para fazer a quarta a minha mãe teve que dar alguma coisita a professora, ainda se tolera, mas agora “doutores”, deveriam ter um pouco mais de senso, acho eu.
A pior aberração que tenho encontrado por alguns ditos “doutores” é a comparacao entre uma pessoa e um animal, estranho mas acontece, o pior de tudo e que arrastam muitos pobres nessa aberrante ideia.
Mas vamos ao que interessa e ao tema controverso, algumas pessoas afirmam que a homossexualidade existe entre algumas especies de animais, sim, talvez por menos simulam a cópula, mas teremos que definir uma coisa, a pessoa neste caso a humana, não é algo mais que um animal?
Entao comecemos por esclarecer e definir o conceito de pessoa pela filosofia, e ela diz que: “pessoa é a substância completa dotada de razão individual e autônoma”, ora, ao analizar-mos substância é a matéria, nosso corpo, razão “alma” composta de intelecto, apetite, sensibilidade, vontade e livre-arbitrio.
Quanto ao animal é uma substância também completa dotada de sensibilidade e autonomia, mas sem as restantes componentes.
Visto isto parece que nós pessoas humanas temos algo mais que os animais, Santo Agostinho de Hipona, diz, “Todo ser que pensa, existe. Eu penso. Logo, eu existo”. Entao o ser humano e mais que um animal, pensa e ao pensar descobre que existe, não sei que pensamento tem as pessoas quando nos comparam com os animais, talvez pensem que somos bestas.

domingo, 2 de novembro de 2008

QUEM NAO DEVE, NAO TEME!

Nas minhas andanças por este mundo virtual em busca de informação e por acaso num site noticioso me deparo com um pedido de subscrição de um abaixo assinado contra a pena de morte, o que me colocou a pensar e analizar o porquê, e qual a causa que levou á retirada dessa lei dos codigos judiciais da maioria dos paises do mundo.
Ao iniciar a reflexão veio-me a ideia o antigo adágio popular “Quem não deve, não teme!”, partindo deste ditado ninguém deverá temer esta lei pois se eu não tenho intenções de matar alguém ela a mim não me afecta, mas porque nos ultimos anos a maioria das pessoas tanto desejam que essa lei seja retirada dos códigos, será que existe uma vontade dentro das pessoas de matar, talvez, pois ao analizar-mos a questão de segurança em todos os paises assiste-se a um aumento generalizado da violência e de homicidios violentos.
Sem temor não há emenda, o temor leva ao respeito, por isso se queremos ter segurança teremos que ter leis que provoquem temor.
Este tema tem muito que escrever, pois abrange muitas questões demasiado sérias, nos meus próximos posts tentarei abordar mais alguns pontos de vista.