sexta-feira, 7 de novembro de 2008

DE PESSOA A BESTA.

As vezes fico peripatético com aquilo que ouço e vejo, e o pior é quando as pessoas que falam ou agem tem alguma cultura, ou dizem ter, eu um simples analfabeto, que andei dez anos na primeira classe, e para fazer a quarta a minha mãe teve que dar alguma coisita a professora, ainda se tolera, mas agora “doutores”, deveriam ter um pouco mais de senso, acho eu.
A pior aberração que tenho encontrado por alguns ditos “doutores” é a comparacao entre uma pessoa e um animal, estranho mas acontece, o pior de tudo e que arrastam muitos pobres nessa aberrante ideia.
Mas vamos ao que interessa e ao tema controverso, algumas pessoas afirmam que a homossexualidade existe entre algumas especies de animais, sim, talvez por menos simulam a cópula, mas teremos que definir uma coisa, a pessoa neste caso a humana, não é algo mais que um animal?
Entao comecemos por esclarecer e definir o conceito de pessoa pela filosofia, e ela diz que: “pessoa é a substância completa dotada de razão individual e autônoma”, ora, ao analizar-mos substância é a matéria, nosso corpo, razão “alma” composta de intelecto, apetite, sensibilidade, vontade e livre-arbitrio.
Quanto ao animal é uma substância também completa dotada de sensibilidade e autonomia, mas sem as restantes componentes.
Visto isto parece que nós pessoas humanas temos algo mais que os animais, Santo Agostinho de Hipona, diz, “Todo ser que pensa, existe. Eu penso. Logo, eu existo”. Entao o ser humano e mais que um animal, pensa e ao pensar descobre que existe, não sei que pensamento tem as pessoas quando nos comparam com os animais, talvez pensem que somos bestas.

Sem comentários: