sábado, 9 de maio de 2009

SOBERANA RAINHA


Nós portugueses, durante o século passado, com a nossa labuta, ambição, muitas vezes levada a ganância, esquecemo-nos da existência da nossa Soberana Rainha, até aos dias de hoje nunca destronada!

A monarquia terminou em 1908 com o regicídio (morte do Rei D. Carlos I e do Principe Real D. Luis Filipe), e a implantação da républica em 1910, acabou por vontade e plano da maçonaria (carbonária), mas nunca acabaram com a fé do povo na nossa Padroeira e Soberana Rainha, santanás nunca vencerá a Imaculada Conceição!

Mas... voltemos ao que interessa D. João IV propõe ás cortes reunidas em Lisboa de 28 de Dezembro de 1645 até 16 de Março de 1646, afirmando o soberano «que a Virgem Maria foi concebida sem pecado original» e comprometendo-se a doar em seu nome, em nome de seu filho e dos seus sucessores à Santa Casa da Conceição, em Vila Viçosa, «cinquenta cruzados de oiro em cada ano», como sinal de tributo e vassalagem, a dar continuidade à devoção de D. Afonso Henriques, que tomara a Senhora por advogada pessoal e de seus sucessores.

No dia 25 de Março de 1646, D. Joao IV faz a proclamação solene, tornando-se assim Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal, a partir de então mais nenhum Rei ostentou a coroa, sendo sempre colocada ao lado sobre almofada de cetim ou tamborete, ficando esse direito para a Nossa Excelsa Rainha, Mãe de Deus.

Nossa Senhora da Conceição; Rogai por nós!


Sem comentários: