sábado, 5 de setembro de 2009

CARTA DE PÚBLIO LÊNTULO A TIBÉRIO CÉSAR


Soube, ó César que desejas ter conhecimento do que passo a dizer-te. Há aqui um homem, chamado Jesus Cristo, a quem o povo chama Profeta e os seus discípulos afirmam ser o filho de Deus, Realmente, ó César, todos os dias chegam notícias das maravilhas deste Cristo: ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda a Jerusalém. Belo e de aspecto insinuante, é uma figura tão magestosa que todos o amam irresistivelmente. O rosto moreno, com uma barba espessa dividida ao meio, é de uma beleza incomparável. O olhar é profundo e grave e as pupilas são dois raios de sol. Ninguém pode fitar-lhe o rosto deslumbrante. É o mais belo homem que imaginar se pode, muito semelhante a sua mãe, a mais bela figura de mulher que jamais por aqui se viu. Diz-se que ninguém o viu rir.

Algumas vezes o têm visto chorar. Faz-se amigo de todos e mostra-se alegre. Quando repreende, apavora. Quando adverte, chora. Na conversação é amável com todos. Se Tua Magestade, ó César, deseja vê-lo, avisa-me, que eu logo to enviarei.

Nunca estuda e sabe todas as ciências. No dizer dos hebreus nunca se ouviram conselhos semelhantes, nem tão sublime doutrina como a que ensina este Cristo. Muitos judeus o têm por divino e crêem nele. Também muitos o acusam a mim, dizendo, ó César, que ele é contra Tua Magestade porque afirma reis e vassalos serem todos iguais diante de Deus. Ando apoquentado com estes hebreus, que pretendem convencer-me de que ele nos é prejudicial. Os que o conhecem e a ele tem recorrido afirmam que sótem recebido benefícios e saúde. Estou pronto, ó César, a obedecer-te e cumprirei o que me ordenares. Vale.

PÚBLIO LÊNTULO

(Do Jornal italiano «La Difesa» EF/332)

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas por informação, o suposto autor da carta PÚBLIO LÊNTULO, é tido como uma figura fictícia pela enciclopédia católica e a carta tida como "apócrifa".

Se quiseres, pode ler direto da página em inglês.
http://www.newadvent.org/cathen/09154a.htm

O trecho que talvez lhe interesse é este.

"believes he can trace the letter down to the time of Diocletian; but this is not generally admitted. The letter of Lentulus is certainly apocryphal: there never was a Governor of Jerusalem; no Procurator of Judea is known to have been called Lentulus, a Roman governor would not have addressed the Senate, but the emperor, a Roman writer would not have employed the expressions, "prophet of truth", "sons of men", "Jesus Christ".

Não é uma questão de polêmica, é uma questão de FALSIDADE HISTÓRICA mesmo.

Passar bem.